21 novembro 2010

Por que o avestruz, a ema e o casuar não voam?

Curiosidades sobre as Aves





O avestruz, a ema e o casuar são as maiores aves do mundo! E possuem outra peculiaridade também: não podem voar. Mas como podem existir aves que não voam?

O que acontece


O vôo das aves é uma ação complexa e exige uma aerodinâmica e um peso ideal para que o sucesso seja alcançado. Pense comigo, para voar um ser vivo precisa ser forte o suficiente para agüentar o peso do seu próprio corpo nas asas e se ele for muito pesado, precisará de uma força muscular muito grande. Mas para ter força muscular é preciso ter músculos, e massa muscular pesa! Então, como resolver esse dilema? Vamos considerar uma ave com 500 gramas. Ela tem que despender certa potência muscular para voar, o que irá gastar certa energia. Mas se considerarmos uma ave de 1 quilograma, esta terá que gastar muito mais energia, pois a potência muscular exigida será 2,25 vezes maior quando for decolar que a ave de 500 gramas. Calcula-se que o peso máximo que uma ave pode chegar para que ainda apresente condições de voar, baseados nos princípios aerodinâmicos, é de aproximadamente 12 quilogramas. Esta estimativa corresponde razoavelmente bem às massas do corpo das aves voadoras existentes. Assim, o avestruz, o casuar e a ema ultrapassam o limite de peso permitido para que consigam voar.

Além do corpo grande e pesado, o avestruz, o casuar e a ema possuem penas não tão rígidas como as das aves voadoras e suas asas são muito pequenas em relação ao tamanho corporal para permitir que se locomovam no ar como a maioria das aves.
O esterno (esse ossinho que fica na união das costelas) das aves voadoras é largo e, normalmente, possui uma quilha, que é uma expansão do osso para que os potentes músculos de vôo possam se ancorar. Mas, no avestruz, no casuar e na ema o esterno é plano, não possui quilha e seus músculos do peito não são desenvolvidos e adaptados para o vôo. Por outro lado, o avestruz possui as pernas bem longas e os músculos da perna muito bem desenvolvidos, o que lhe permite ser um excelente corredor. Ao correr, um avestruz pode alcançar uma velocidade de até 60 km por hora!

Fontes: http://www.youtube.com/watch?v=riJqTUiMxX4
http://www.pontociencia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário