02 dezembro 2010

Atividade Prática

JOGO DA ADIVINHAÇÃO (animais vertebrados)

Objetivo desta atividade: levar os alunos a buscar seu próprio conhecimento, adquirindo a capacidade de criar e resolver problemas.

A atividade é baseada no preparo de um jogo de adivinhação feito pelos próprios alunos.


Roteiro:

A turma será dividida em cinco grupos, para cada um desses grupos serão distribuídas fotos de grupos de vertebrados (répteis, anfíbios, mamíferos, aves e peixes (ósseos e cartilaginosos)), 5 fotos para cada grupo, juntamente com as fotos serão entregue fichas que os alunos deverão preencher com dados desses animais (cobertura do corpo, habitat, tipo de alimentação, etc.), será proposta uma charada usando esses dados e essas fichas podem ser preenchidas utilizando o conhecimento prévio dos alunos ou mesmo pesquisas feitas em livros, internet ou outro meio. Após uma prévia correção feita pelo professor, as fotos dos animais ficarão espalhadas sobre a mesa e será feito um monte com as fichas. Cada um dos alunos irá retirar uma ficha e fará uma charada utilizando os dados contidos naquela ficha, os demais alunos deverão descobrir de qual animal está se falando, para facilitar a identificação o aluno poderá procurar entre as fotos o animal que melhor se identifique com a charada.


FICHA
Onde vive:     ___________________________________
Onde é encontrado: ______________________________
Alimentação: ___________________________________
Tipo de reprodução:   _____________________________
Onde se reproduz: ________________________________
Tipo de cobertura do corpo:   _______________________
Temperatura do corpo:   ___________________________
Tipo de locomoção: ______________________________
Hábitos: _______________________________________
Charada: _______________________________________
______________________________________________

Obs.: A escolha das fotos que serão utilizadas ficará a critério do professor que estiver desenvolvendo a atividade, ou ele poderá ainda solicitar que os alunos tragam as fotos que serão utilizadas na atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário